O fígado está energeticamente relacionado com o terceiro chakra e o elemento fogo. Alimentos amargos como o jiló, brócolis, escarola, alcachofra, rúcula, mostarda, agrião, e chás como o boldo são essenciais para manter a saúde desse órgão quando está em desequilíbrio. A principal emoção que afeta o bom funcionamento do fígado é a raiva. Um estilo de vida onde não existem momentos de elaboração desse sentimento associado com uma má alimentação e o consumo de substâncias intoxicantes como o álcool levará fatalmente ao desequilíbrio do fígado que por sua vez, em desequilíbrio, aumenta a acidez do sangue e danifica todos os sistemas do corpo.
 
Seguem algumas dicas importantes do ayurveda e do Kundalini Yoga para limpeza do fígado.
 
10 formas para deixar o seu fígado feliz diariamente
Tradução (do essencial) do texto da Kathe Forrest/Siri Kirin publicado no Spirit Voyage
 
1. Comece o dia bebendo água morna com limão para alcalinizar o seu sistema
2. Antes de tomar banho faça dois minutos de escovação da pele com uma bucha para estimular o sistema linfático
3. Faça respirações de fogo para oxigenar o sangue e ajudar o corpo a liberar os excessos de toxinas
4. Consumir vegetais crucíferos e verdes em pelo ao menos uma refeição ao dia
5. Consumir comida fermentada como o chucrute (conserva de repolho fermentado) para ajudar com a digestão dos alimentos
6. O açafrão é antiflamatório poderoso e contribui para a produção de glutationa que é antioxidante
7. Consumir comidas com bastante fibras para manter a limpeza do trato digestivo
8. Sue praticando atividades físicas ou em uma sauna para liberar as toxinas
9. Tome banho com sal epson para purificar as toxinas do corpo
10. Pratique o kryia “kundalini yoga kryia para o fígado, colon e estomago”. Ou “Deixe o fígado viver”. Você pode encontrar essa série aqui: https://www.3ho.org/kundalini-yoga/kriya/featured-kriyas/kundalini-yoga-let-liver-live
 
 
Meditação para limpar a raiva interna:
 
 
Sugestões da Aline Brasileiro e colegas do curso de formação de terapeutas ayuvedica, baseado nos ensinamentos compartilhados pelo Doutor Ruguê:
 
1. Ama pachana ( dieta desintoxicante) + virechana(Diarreia Terapêutica) + panchatikta gritha( ghee medicado com 5 ervas amargas extremamente depurativas do fígado) Procure um profissional de Ayurveda para maiores orientações desse procedimento.
 
Tratamento:
 
1) Durante 1 semana mascar (em jejum) duas folhas de neem com duas folhas de manjericão, depois todar água morna. Espera 20min para tomar seu café da manhã normalmente.
 
2) Durante a desintoxicação do Fígado , mantenha uma alimentação mais saudável e orgânica, buscando incrementar o prato com alimentos mais adstringentes( suco de uva, água de coco, lentilha, feijão azuki, etc..) e amargos (rúcula, agrião espinafre, jiló, jurubeba, refogado de melão de São Caetano etc…)
 
3) Tomar tulsi (verdadeiro manjericão), encapsulado ou na forma de chá 1x ao dia !!
 
4) Fazer uma decocção de quebra-pedra (bhumiamalaki – usada a planta toda inclusive as raízes) tomar apenas 50ml por dia, durante 15 dias.
Como é para tratar o fígado, o ideal é ingerir nos primeiros horários Pitta do dia entre 10hs e 14hs – melhor antes do almoço pode ser 10hs ou 11hs.
 
 
 
Referências: