Kundalini Yoga

O Kundalini Yoga é uma ciência que conduz o praticante a unir o finito no infinito. Denominada o “yoga da consciência”, em cada prática experimentamos a nossa própria energia criativa que nos conecta com a fonte infinita do universo.

Essa tecnologia estimula a energia kundalini, que está velada da nossa coluna vertebral e que segue o caminho ascendente dos chacras principais despertando no ser humano o seu potencial espiritual e criativo. Quando a nossa energia criativa floresce sentimos uma profunda conexão com a vida. No ocidente, os ensinamentos do Kundalini Yoga foram compartilhados pelo mestre Yogi Bhajan que ensinou que cada ser merece ser feliz, saudável e sagrado. A nossa prática diária é portanto uma forma de reivindicar isso.

A cada aula praticamos um kryia que consiste em uma sequência específica de posturas (asanas), exercícios respiratórios (pranayama), meditação e mantras com uma finalidade específica.

Ao praticar Kundalini Yoga, conectamos a consciência cotidiana à nossa consciência superior ou cósmica. Em pouco tempo de prática percebemos as transformações profundas que vão desde mudanças significativas nos hábitos auto-destrutivos para hábitos saudáveis ao fortalecimento do corpo físico, o aumento da capacidade respiratória, foco, clareza mental, força interna para sustentar os desafios da vida com serenidade, ativação da nossa força de vontade, capacidade de presença e conexão com a nossa alma. A prática estimula a harmonia do sistema nervoso e glandular, que sincroniza os chacras e os corpos energéticos.

Yogi Bhajan trouxe o Kundalini Yoga para o Ocidente em 1968. A partir do seu entendimento sobre a condição e as necessidades humanas,
ele compartilhou ensinamentos que inspiram cada vez mais pessoas a viverem em excelência e elevação.

O Kundalini Yoga é uma ferramenta na descoberta de cada ser, que desperta o Eu Superior e transforma nossa energia potencial em
energia cinética. Com a prática, expandimos a nossa vida para viver em elevação e serviço a algo maior do que o sofrimento do nosso ego.
Assim, trabalhamos também no nosso caminho espiritual, percebendo a nossa existência de um lugar de relaxamento,
descobertas e viagens para dentro de nós mesmos. Quando encontramos o nosso caminho, passamos a ter coragem de dividir isso com o mundo,
ajudando assim, a transformar a nossa vida e a das pessoas que nos rodeiam.

Vamos praticar?

O QUE É KUNDALINI YOGA?

Nos perguntam frequentemente ‘O que é Kundalini Yoga?’ Yoga é a nossa capacidade de criar união, fusão. Um toque de entendimento. Yoga no coração é compaixão. Yoga na ação é excelência. Yoga na mente é intuição. Yoga não é somente uma atitude. Yoga é a experiência da consciência. Como relacionar-se consigo mesmo e com o mundo. Kundalini Yoga é uma forma particular de abordar esta união. Kundalini Yoga quer dizer consciência.

Quando Yogi Bhajan foi perguntado a respeito, respondeu: ‘Bem, Kundalini Yoga é a consciência, é a ciência da consciência quando a energia kundalini desperta em você, equaliza todo o sistema nervoso e glândulas… assim, a consciência proveniente da sua Alma te dará a projeção necessária para que você possa atuar no mundo’. Kundalini Yoga é o yoga que diz respeito à manifestação. Diz respeito a como tomar o invisível e tornar visível. Como se conectar com o amor que habita o seu coração e realizar uma ação no mundo. Como captar a sutileza do sussurro da sua Alma e trazê-la às suas palavras para que o que você diga seja realmente verdadeiro, dócil e fique gravado no coração da pessoa com quem você fala.

Kundalini Yoga é aquele yoga em que, não importando quais posturas você pratique e todo o resto que você faça, você não pode escapar da sua responsabilidade de estar consciente, à responsabilidade de estar consciente de todas as CONSEQUÊNCIAS DA SUA IDENTIDADE. Trás a habilidade para entender sua individualidade, reconhecer sua consciência e tem em si um ensinamento. Quando você se dedica aos ensinamentos do Kundalini Yoga, você está, na verdade, confrontando o professor. Yogi Bhajan diria: ‘Não me veja como carne e osso. Eu sou o Professor que você pode encontrar nos ensinamentos’.

O que nos permite acessar o Professor nos ensinamentos? Kundalini Yoga preenche o vazio que temos entre nossa consciência e nós mesmos, entre nossa consciência e nossa personalidade e lhe oferece as ferramentas para saber que como você age hoje é algo com que você irá concordar em um ano, em dez anos, em cem anos. Porque lhe permite ter a consciência de agir a partir do lugar atemporal do amor que fica no EU e enfrentar todas as complexidades da vida e todas as suas polaridades.

A melhor definição de yoga, além de ‘união’, é ‘yogi’. Alguém que vive com todas as polaridades da vida e, ainda assim, vive acima delas. Não significa que não esteja sujeito ao nascimento e morte, saúde e doença. Significa que não irá simplesmente reagir a isso, não será moldado por tudo isso.

Você tem direito, como um indivíduo, de ser feliz, estar consciente e iniciar um ato gracioso de bondade em meio a todas as polaridades. Então, todas as polaridades do mundo parecem uma dança e você é apenas um coreógrafo da sua trajetória através delas. Kundalini Yoga te dá este poder, de trilhar o caminho do coração, da sua individualidade e singularidade e espalhar isso pelo mundo suavemente.

Sat Nam!

Entre em contato

Tem alguma dúvida? Quer saber mais? Mande um
e-mail! Ficarei feliz com o seu contato!

Sobre

Nambir Kaur é professora de Kundalini Yoga. Ela oferece aulas de Yoga para adultos, gestantes, mulheres no puerpério, bebês e crianças em Brasília-DF.

Mais sobre Nambir Kaur

contato

Entre em contato para saber mais informações

 61 98120-3304

faça parte da nossa lista

Open chat
Oi, tudo bem?