Os rins são o filtro do corpo e estão sempre ocupados em remover as toxinas e o excesso de água. As glândulas suprarenais estão associadas aos rins e são responsáveis por descarregar adrenalina no sangue.
Na perspectiva yoguica os rins estão relacionados ao segundo chacra, que lida com as nossas emoções e conexão com as outras pessoas e está relacionado ao elemento água no nosso corpo.
Energeticamente, os rins podem ser prejudicados pelos medos e eventos traumáticos. O rim direito está associado ao medo na infância e o esquerdo a inabilidade de aceitar a vida com a qual nascemos.
Dica de alimentação benéfica para os rins:
Melancia, suco de aipo e suco de pepino.
Meditação para equilibrar o elemento água no nosso corpo:
http://www.kundaliniresearchinstitute.org/docs/2009%20Meditation%20Narayan%20Kriya.pdf
Dicas da terapeuta ayurvedica Aline Brasileiro para limpar e purificar os rins :
Beber sempre bastante água. Caso você faça pouco xixi, tomar 300ml de suco de rabanete todo dia, durante uma semana e 3x por semana bater no liquidificador talinhos de salsa (orgânica e com raiz) com um copo de água para tomar às 10 da manhã.
As pedras nos rins são formadas no corpo por um desequilíbrio de vata. Esse dosha cria um tipo de secura no corpo e por esta razão, substâncias químicas começam a ser acumuladas sobre um núcleo, que finalmente adquire a forma de uma pedra, como por exemplo pedra nos rins ou cálculos renais.
Referências: