A ansiedade está ligada diretamente ao controle do medo. Quanto mais conectada com a sua essência, fortalecida fisicamente e mentalmente a pessoa estiver, mais apta para lidar com essa emoção. O yoga proporciona essa conexão através dos ásanas (posturas), pranayamas (respirações), mantras e meditação. A mudança no padrão de respiração modifica a forma como lidamos com as emoções e nos ajuda a lidar com a ansiedade. O yoga educa à uma conexão profunda com o nosso ser autêntico e uma vez que a ansiedade está relacionada também com um estilo de vida que não atende aos auto-cuidados básicos, a prática auxilia por proporcionar esse olhar mais cuidadoso aos nossos hábitos.
As meditações são muito úteis para o controle da ansiedade. Confira meditações poderosas para combater a ansiedade:
Esses exercícios de kundalini yoga foram ministrados por Yogi Bhajan para adultos, e crianças a partir de 9 anos também podem fazê-los, começando com o tempo mínimo. Adolescentes podem eventualmente trabalhar até o máximo de tempo.
Esses movimentos combinados com a respiração atuam no sistema nervoso. Os movimentos rápidos ativam os meridianos nos braços e nas mãos e ajudam a liberar a ansiedade e a preocupação.