O “Pequeno CanGuru” é um projeto voluntário (Seva) que objetiva tornar acessível a prática do yoga para as crianças da rede pública. É parte da contrapartida da campanha de financiamento coletivo para impressão do manual de yoga para bebês e crianças pequenas “O Pequeno CanGuru”, realizada em 2017 por Nambir Kaur.
Atualmente, compõe a equipe do projeto, além da autora, Onkar Savitri Kaur, cantora e musicista. As músicas com conteúdo de yoga para crianças do grupo “CantoAr” ensinam as crianças a respirar, praticar as posturas, relaxar e meditar brincando e cantando!

Yoga significa união. É uma tecnologia milenar de autoconhecimento, auto excelência, conexão com o corpo e controle da respiração e da mente. Quando ensinada na primeira infância, oferecemos para as crianças um repertório de técnicas que poderão ser usadas por toda a sua vida para fortalecimento interno, do corpo físico e controle das emoções.

Ao trabalharmos ativamente o corpo nas aulas de yoga, as crianças desenvolvem a coordenação motora, a consciência corporal e a capacidade de percepção do espaço. O ensino de técnicas como as respirações para as crianças é importante para criar consciência dos estados emocionais e oferecer uma ferramenta para acessarem quando estiverem em crise. Ao aprender a meditar, as crianças desenvolvem também a capacidade de foco, a autoestima positiva, e a auto percepção. Um momento importante da prática é o relaxamento no qual as crianças aprendem a relaxar.

Este trabalho inspirador ocorre na creche pública Cepi Olhos D’água localizada na 714 norte. O nosso sonho é expandir e levar em 2019 para outras creches! Caso você seja professora de yoga e queira somar com a gente entre em contato.

 

Com amor e serviço,
Sat Nam
Nambir Kaur

Galeria de fotos