Alimentação e limpeza do intestino
Por Nambir Kaur e Aline Brasileiro
Para equilibrar a energia e limpar o intestino é fundamental manter uma rotina diária saudável, com uma alimentação adequada.
Não é nenhuma novidade que a qualidade dos pensamentos está diretamente relacionada com o intestino, o que nos leva a perceber a importância da meditação e do yoga para o equilíbrio e purificação desse órgão.
A ecologia do intestino é sensível e a colônia de bactérias que o habita vai determinar toda a saúde e a nossa busca por alimentos de qualidade. Evitar consumir açúcar, lácteos como queijos amarelos e carnes – principalmente as vermelhas – ajuda na manutenção da saúde intestinal.
Os hábitos que cultivamos diariamente nos produzem e dirigem a nossa qualidade de vida. Para uma desintoxicação profunda, nada como associar a prática do yoga com a alimentação e o uso das ervas adequadas.
Além de aconselhar o consumo diário de probióticos para fortalecer a flora intestinal, uma boa erva para equilibrar a energia do intestino delgado é a menta, que refresca o fogo dessa parte. Para limpeza do cólon a banana, as maças assadas, mamão papaia, manga, coco, ameixas tamaras e yogurth natural são excelentes alimentos purificadores.
O kundalini yoga oferece diversos kryias ideais para a prática diária de auto-purificação e limpeza do intestino.
Segue algumas séries sugeridas:
Para manter o intestino saudável (Do manual do professor).
Apana Kriya & Kriya para a lombar e a eliminação- Sadhana Básicos
O limpador do cólon- Manual do proprietário humano
Equilíbrio de Prana e Apana- Phisical Wisdon
Digestão e Eliminação- Art, Science and Application of Kundalini Yoga
Para complementar a prática do kundalini yoga e fazer uma limpeza profunda do intestino, vale a pena seguir as sugestões da terapeuta ayurvedica Aline Brasileiro:
Jejum com manda ou peya entre 1 a 2 dias. Esse jejum pode ser feito mensalmente para uma manutenção da saúde.
Após o jejum, seguir estas sugestões intensificará ainda mais o resultado da purificação:
Durante uma semana tomar uma colher de chá de óleo de rícino a noite com água morna, chá de gengibre ou cominho ( libera apana vayu) – muito bom para pessoas constipadas, “enfezadas “, inchaço abdominal..
Mantenha o hábito de tomar chás amargos, como carqueja, neem, melão de São Caetano e raiz de jurubeba, entre 1 a 2 x por semana. 4 xícaras ao longo do dia .
É muito importante equilibrar vata ( intestino grosso) e principalmente no inverno fazer bastis (enema) com óleo de gergelim. O enema com óleo além de limpar ajuda a preservar a biótica intestinal.
Fazer automassagem , principalmente na região da barriga, todos os dias pela manhã, 20min antes de tomar banho. Essa massagem feita de cima para baixo estimula e acorda o intestino preguiçoso. Para os muito preguiçosos, recomendo óleo de rícino na massagem. Gergelim e azeite extravirgem são excelentes também !
Referências:
https://blog.spiritvoyage.com/kundalini-yoga-and-the-colon-healing-resentment/
https://blog.spiritvoyage.com/kundalini-yoga-and-the-intestines-healing-control-issues/
https://www.3ho.org/kundalini-yoga/yogi-bhajan-lecture-habits-personality-and-kundalini-brain
Bactérias e Intestino
DSX Assessoria Esportiva
https://m.youtube.com/watch?v=TRGGo3o3ntc
How the food you eat affects your gut – Shilpa Ravella
https://m.youtube.com/watch?v=1sISguPDlhY