As cólicas menstruais são motivo de sofrimento para muitas mulheres. A cada mês a menstruação pode ser um sinônimo de dor ainda que seja natural aos nossos corpos. O que nem todas sabemos é que o nosso estado natural é não sentirmos dor pelo corpo, crises de enxaqueca ou mal-estar. A dor é um sintoma de desequilíbrio do nosso estado natural e quando conseguimos acessar os motivos desses desequilíbrios podemos harmonizar todo o nosso ciclo, corpo e mente. Se percebermos a menstruação dessa forma podemos acessá-la como uma mostra mensal do nosso estado de saúde geral. Assim é importante observar a coloração do sangue menstrual, se há coágulos, a intensidade do fluxo, o odor, se houver dor por onde ela se espalha, se há TPM e constipação no período anterior a menstruação.
Outro problema comum antes da menstruação é a constipação intestinal que pode ser melhorada com o consumo de figo e uva passas hidratadas.
Para tratar as dores da menstruação o Ayurveda – a ciência da vida que inclui a medicina tradicional indiana – indica equilibrar o dosha Vata. Para tanto é importante incluir práticas de relaxamento, estabilidade e meditação diários, evitar bebidas gasosas, alimentos frios ou gelados, alimentos congelados e crus. É adequado também incluir na dieta ghee e óleos e fazer práticas de limpeza profunda dos canais do corpo, bem como massagens e oleações diárias.
O romã e o aloe e vera são também aliados do sistema reprodutor feminino! Outro segredo mágico é fazer uma pastinha de assafétida com água ou ghee e colocar no umbigo quando estiver com dor. Ainda é possível fazer um preparado de gengibre com água e colocar uma bolsa de água quente.
Yogi Bhajan, nosso mestre de Kundalini Yoga disse que a aura das mulheres expande ainda mais durante a menstruação. Nos tornamos radiantes mas também tomamos consciência dos desequilíbrios do nosso corpo.
Existem vários kryias do Kundalini Yoga voltados para as dores menstruais que podem auxiliar no equilíbrio energético e purificação do corpo. Para a TPM um bom kryia é o “Ajuste do Equilíbrio Pélvico”, que pode ser encontrado no livro “I am a woman”. Outro kryia recomendado é o “Para Liberar a Tensão Pré-menstrual e equilibrar a energia sexual” que está no Manual do professor de Kundalini Yoga. Já durante a menstruação o ideal é não praticar exercícios, relaxar o corpo e a mente com meditações e práticas de relaxamento, ou no máximo praticar a postura do camelo ou a postura do bebê. As posturas invertidas, respiração de fogo e que forcem o abdômen devem ser especialmente evitadas.
Referências: