O Kundalini Yoga oferece inúmeras ferramentas para manter a auto-estima e radiância. Sentir-se bem consigo mesma é um desafio constante em um contexto social competitivo, onde os modelos de beleza, sucesso e produtividade são sempre ditados exteriormente e por uma indústria que tem altos interesses que nos sintamos feias e insuficientes para consumir os produtos que vende. Nesse contexto, o amor próprio é revolucionário! E para a sua manutenção devemos incluir na nossa rotina práticas de auto-cuidado como o yoga, dynasharia (rotina de cuidados ayurvedicos), escalda-pés com flores como lavanda, auto-massagem, alimentação consciente, banhos com flores como jasmim e rosas brancas, etc.
Perceber os auto-julgamentos, a comparacão com as outras pessoas, e a sensação de se sentir menor para poder construir o auto-amor que passa necessariamente pela auto-empatia: a capacidade de acolher os próprios processos emocionais, percebendo as suas necessidades e identificar os seus sentimentos.
Como prática cotidiana, os kryias do kundalini yoga que trabalham a radiância fortalecem o amor próprio. A meditação “Adi Shakti reverso” é largamente indicada como ferramenta de fortalecimento da auto-estima.
Outros kryias interessantes para desenvolver a auto estima:
Encontre segurança em si mesmo: curando o estômago (na apostila: Reaching me in Me)
Abrindo o coração: o campo magnético e o ajudante do coração (no Sadhana Guideliness)
Lidando com a pressão exterior: construindo o sistema nervoso (Manual para a Juventude e Alegria).
Sat Nam!
Com amor,
Nambir Kaur
Referências
https://www.3ho.org/3ho-lifestyle/authentic-relationships/yogi-bhajan-love/kundalini-yoga-creating-self-love
https://www.sikhdharma.org/prosperity-meditation-for-self-esteem-and-self-love/